top of page
Cursos
Instrumentos de detecção precoce e acompanhamento no desenvolvimento na primeira infância
INSTRUMENTO IRDI*:
DETECÇÃO PRECOCE DE RISCO PSÍQUICO E ESTRUTURA NÃO DECIDIDA NA INFÂNCIA 
*Indicadores de Risco/Referência do Desenvolvimento Infantil
INSTRUMENTO IRDI

Ministrado por: Julieta Jerusalinsky (psicanalista, especialista em estimulação precoce, pesquisadora do IRDI) e Maribél de Salles de Melo (psicanalista, especialista em estimulação precoce, pesquisadora do IRDI). CURRÍCULOS aqui.

       Ainda hoje em dia é frequente que cause surpresa a noção de que um bebê pode sofrer psiquicamente e que esse sofrimento tem consequências diretas em seu desenvolvimento. Por isso é preciso transmitir aos profissionais que intervém com todo e qualquer bebê (no ensino infantil e acompanhamento do desenvolvimento) indicadores por meio dos quais é possível ler na produção espontânea do bebê o modo como ele vêm se constituindo psiquicamente. Desse modo podemos passar a detectar precocemente se algo não vai bem a fim de intervir para favorecer a estruturação do bebê, em lugar de deixar o tempo passar à espera de desfechos patológicos.

       O instrumento IRDI permite tal transmissão, por isso o curso aborda o instrumento IRDI como ferramenta que permite a precoce detecção de sofrimento psíquico em bebês: antes que o mesmo se configure como uma patologia definida. Tal instrumento, ao ser desenhado partindo de produções que são de se esperar em bebês, introduz, no acompanhamento do desenvolvimento dos mesmos, operações constituintes, permitindo uma intervenção que favorece a estruturação do bebê e do exercício da função materna.

       O curso traz os fundamentos, aplicação e experiências de trabalho na Rede Pública, por meio de exposição oral e de demonstração em vídeos de acompanhamentos de caso e sua detecção precoce por meio do IRDI - instrumento produzido no contexto da realidade brasileira, a partir das contribuições da psicanálise à clínica dos problemas do desenvolvimento e estruturação psíquica na primeiríssima infância.

       São utilizadas Lâminas, apostila e projeção de vídeos.

PROGRAMA:

Fundamentos

  •  Realidade atual de demandas de tratamento na infância e a necessidade da detecção precoce;

  • Reflexões sobre a legislação atual acerca da detecção precoce e primeira infância; 

  • Fundamentos clínicos da detecção precoce atrelada ao acompanhamento do desenvolvimento infantil: 

  • A estrutura não decidida nem orgânica nem psiquicamente; o desenvolvimento não autônomo (atrelado à maturação e estruturação psíquica) e a articulação entre os aspectos estruturais e instrumentais;

  • A importância da intersetorialidade (saúde mental, área da deficiência, educação e assistência)

  • Diferenciação entre os diferentes níveis de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária  de problemas na estruturação psíquica em bebês,  

  • Lógica dos diferentes instrumentos de detecção. Oposição entre detecção precoce de sofrimento psíquico como aposta na estruturação e a patologização precoce na primeira infância.

Instrumento

  • A prevenção na saúde e sua especificidade na saúde mental (aposta na estruturação X higienismo)

  • Apresentação da pesquisa IRDI: história de seu surgimento; metodologia, instituições implicadas, Validação) 

 

  • Indicadores com vídeos de demonstração

Casos clínicos e evolução por vídeos que demonstram a importância da detecção precoce e a intervenção diante da estrutura não decidida na infância

Duração: 12 horas

Modalidade: síncrona online/plataforma Zoom.

Dirigido a: profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência que intervêm com a primeiríssima infância, estudantes do último ano de graduação.

Modalidade: síncrona online/plataforma Zoom.

Inscrições lista de espera próxima turma: aqui

INSTRUMENTO AP3 + ASPECTOS INSTRUMENTAIS (3 a 6 anos):
contribuições psicanalíticas ao acompanhamento e avaliação interdisciplinar da pequena criança
INSTRUMENTO AP3+AI

Ministrado por: Alfredo Jerusalinsky (psicanalista, coordenador científico da Pesquisa IRDI/AP3), Cristina J. C. Almeida (fonoaudióloga, especialista em estimulação precoce), Julieta Jerusalinsky (psicanalista, especialista em estimulação precoce, pesquisadora do IRDI), Maribél de Salles de Melo (psicanalista, especialista em estimulação precoce, pesquisadora do IRDI) e Zulema Garcia Yañez (fonoaudióloga, psicomotricista e terapeuta em psicopedagogia inicial). CURRÍCULOS aqui.

      

       O AP3+AI é um instrumento desenhado para tornar transmissíveis e aplicáveis algumas das contribuições psicanalíticas à intervenção interdisciplinar com o desenvolvimento da pequena criança (entre 3-6 anos).

       Para intervir com a infância é preciso levar em conta a complexidade implicada no desenvolvimento: dado que as diferentes aquisições instrumentais - de linguagem, psicomotricidade, hábitos e aprendizagem – não são autônomas, apoiando-se não só nos aspectos orgânicos de base, mas também na estruturação psíquica da pequena criança na relação com o outro (familiar, terapêutico, escolar e cultural).

       Por isso o AP3+AI possibilita aos profissionais de equipes interdisciplinares contar com um instrumento que convoca a uma leitura clínica acerca de como os passos lógicos implicados no processo de estruturação psíquica da pequena criança (entre 3 e 6 anos) comparecem em sua produção em um cruzamento entre os aspectos estruturais e instrumentais, oferecendo referências para:

       > o acompanhamento do processo de estruturação psíquica da pequena criança que tem consequências para as aquisições que fazem parte do desenvolvimento;

       > a detecção de dificuldades que podem surgir ao longo desse processo, considerando que a estrutura não está decidida na infância e, portanto, que é preciso detectar quando algo não vai bem para poder intervir a fim de favorecer essa estruturação;

       > o registro da evolução clínica com indicadores norteadores para a elaboração do plano terapêutico;

       Embasado no roteiro de avaliação psicanalítica AP3 (que foi estabelecido durante a pesquisa que deu lugar à validação do Instrumento IRDI), o INSTRUMENTO AP3+AI é resultado de um trabalho conjunto em equipe interdisciplinar para passar do formato de um roteiro ao formato de um Instrumento estruturado por indicadores que permitem:

       > não restringir sua aplicação apenas por psicanalistas, habilitando para sua aplicação todos os profissionais da equipe interdisciplinar em saúde, educação e assistência que partilham do paradigma das contribuições psicanalíticas ao campo do desenvolvimento infantil;

       > uma detecção do que não vai bem na estruturação psíquica de modo não patologizante, ao oferecer indicadores desenhados para transmitir o que precisa se estruturar na pequena criança em um cruzamento entre a inscrição dos tempos lógicos da estruturação do sujeito e o seu comparecimento em produções esperadas dentro de determinados momentos cronológicos do desenvolvimento considerado dentro da época e cultura à qual a criança pertence.

       Os indicadores do INSTRUMENTO AP3+AI são estabelecidos a partir de 5 formações do inconsciente fundamentais para o sujeito na infância e, por isso, considerados como eixos norteadores da avaliação psicanalítica de uma pequena criança. São eles: brincar e estatuto da fantasia; fala e posição do sujeito na linguagem; imagem corporal; função da lei e relação com o semelhante; aprendizagem e curiosidade (que articula as operações lógicas ao desejo de saber da pulsionalização epistêmica).

       Essas 5 formações são abordadas neste curso, situando os seus fundamentos e seus decorrentes indicadores de forma articulada a vinhetas de casos, propondo aos profissionais que intervém com a infância (nos campos de saúde, assistência e educação), adentrar em uma lógica de leitura clínica das produções da criança como uma resposta a um contexto familiar, escolar e cultural, partindo do paradigma de que a estrutura não está decidia na infância, o que torna necessário intervir em equipe interdisciplinar quando se detectam dificuldades para favorecer a estruturação, em lugar de produzir precipitações psicodiagnósticas que encerram as crianças em classificações nosográficas e/ou apressadas prescrições medicamentosas.

CONTEÚDOS:

  • O que entendemos por uma avaliação interdisciplinar do desenvolvimento infantil;

  • A articulação entre os aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento;

  • O processo diagnóstico e o acompanhamento longitudinal diante da estrutura não decidida na infância (contribuições psicanalíticas);

  • A importância do instrumento AP3+AI para as intervenções em equipe na saúde, assistência e educação em instituições públicas e particulares – experiência de pesquisa;

  • A fundamentação do instrumento AP3+AI a partir da pesquisa IRDI e do roteiro AP3;

  • As 5 formações centrais do sujeito na infância como eixos norteadores da avaliação psicanalítica de uma pequena criança: seus fundamentos, sua transmissibilidade nos indicadores, sua exemplificação com vídeos clínicos;

  • Brincar e estatuto da fantasia;

  • Fala e posição do sujeito na linguagem;

  • Imagem corporal;

  • Função da lei e relação com o semelhante;

  • Aprendizagem e curiosidade.

PROGRAMA:

​Fundamentos do instrumento

​O brincar e a fantasia
O corpo e a imagem
A fala e a linguagem
Função da lei e relação com o semelhante

Curiosidade e aprendizagem

Certificado de Extensão Universitária

Duração: 24 horas

Dirigido a: profissionais que intervém com a infância na Saúde, Educação e Assistência e que já tenham realizado o curso IRDI REDE-BEBÊ para melhor aproveitamento e compreensão dos conteúdos que serão abordados. Assim como estudantes do último ano de graduação.

Modalidade: síncrona online/plataforma Zoom.

Inscrições: aqui

1ª edição: de 9 a 11 de julho de 2021:

Clique aqui para mais informações

2ª edição: de 17 a 22 de janeiro de 2022:

Clique aqui para mais informações

3ª edição: de 18 a 23 de julho de 2022:

Clique aqui para mais informações

4ª edição: de 23 a 28 de janeiro de 2023:

Clique aqui para mais informações

5ª edição: de 27, 28 e 29 de julho e 10, 11 e 12 de agosto de 2023: 

Clique aqui para mais informações

bottom of page