top of page
História
Lydia%2520Coriat%2520100%2520anos_edited
Dra_edited.jpg

       Nesse ano em que se comemora o centenário do nascimento da Dra. Lydia Coriat, recordamos sua obra e sua palavra, que continuam vivas, sendo transmitidas na formação de profissionais no campo dos problemas do desenvolvimento infantil, sustentando as suas intervenções clínicas em equipe transdisciplinar:

       "Equipe é uma palavra mágica. Significa comunicação interpessoal entre seus integrantes; linhas de trabalho convergentes ou paralelas; objetivos comuns. Necessidade de aportar conhecimentos ao grupo e recebê-los dele. Significa portanto enriquecimento constante, potencialização recíproca, competição sã, superação sobre a base de resolução de conflitos internos.

Um profissional fora de toda equipe mais cedo ou mais tarde entortará, como o bambu que cresce fora do bambuzal."

 

       A Dra. Lydia Coriat foi precursora de uma linha de trabalho que sustenta a importância da intervenção em equipe interdisciplinar e transdisciplinar diante dos problemas do desenvolvimento infantil, a fim de evitar os efeitos desagregadores das múltiplas intervenções para os bebês e seus pais no exercício das funções materna e paterna.

       A equipe por ela fundada (em Buenos Aires, no ano de 1971), originalmente denominada Centro de Neurologia Infantil, após seu falecimento, passou a chamar-se Centro Dra. Lydia Coriat - FEPI (Fundacion para el Estúdio de los Problemas de la Infancia).

      

       O trabalho em equipe para a detecção e a intervenção em estimulação precoce com bebês que apresentam dificuldades, bem como a inclusão junto à educação, foram postulados presentes desde o início. A eles se somaram aposta a intervir diante da estrutura não decidida na infância; a diferenciação entre os aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil; a sustentação para que as intervenções instrumentais permitam que uma criança possa apropriar-se da linguagem,  psicomotricidade e aprendizagem como sujeito do desejo; e a articulação do trabalho em equipe pelos eixos da prática clínica (a saber: brincar, interdisciplina, transferência, direção da cura e sujeito do inconsciente). Ao articular a psicanálise ao campo dos problemas do desenvolvimento infantil, tais elaborações, produzidas por Alfredo Jerusalinsky (diretor institucional desde 1980) junto a essa equipe, consolidaram-se como referenciais teórico-clínicos centrais da abordagem do Centro Dra. Lydia Coriat.
     

       Ao longo dos anos, muitos colegas que intervêm com a infância passaram a compartilhar desse referencial, fazendo do "Lydia Coriat” um significante que nomeia todo um corpus teórico-clínico, articulando-o ao estilo singular de diferentes equipes clínicas no Brasil e na América Latina, entre as quais a equipe de Porto Alegre, fundada em 1978 por Alfredo Jerusalinsky, Paulo César D'ávila Brandão, Silvia Molina e Zulema Garcia Yañez.

       Foi nesse espírito que, justamente no ano de 2020, em que se completa o centenário de nascimento da Dra. Lydia Coriat, funda-se o Instituto Travessias da Infância: Centro de Estudos Lydia Coriat SP - Desenvolvimento, Psicanálise e Transdiciplina.

      

       Dedicado à formação transdisciplinar de profissionais para intervir com os problemas do desenvolvimento infantil o Centro de Estudos Lydia Coriat SP do Instituto Travessias da Infância, sustenta a transmissão desses postulados teórico-clínicos, estendendo e dando continuidade a um trabalho que tem mais de 50 anos de história.

 

Julieta Jerusalinsky, maio de 2020.Uma homenagem em nome do Instituto Travessias da Infância: Centro de Estudos Lydia Coriat – SP a nossa precursora.

      

        Seguem abaixo links  que contam algumas passagens significativas de seus primórdios:

     

        Jornada homenaje: a 100 años del nacimiento de la Dra. Lydia Coriat

         Actualidad del legado de Lydia Coriat, A 100 años de su nacimiento

        Acerca de Lydia F. Coriat 

       

bottom of page