top of page
  • Foto do escritorTravessias da Infância

CURSO IRDI: Detecção precoce de risco psíquico e estrutura não decidida – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Estão abertas as inscrições para o curso INSTRUMENTO IRDI: DETECÇÃO PRECOCE DE RISCO PSÍQUICO E ESTRUTURA NÃO DECIDIDA NA INFÂNCIA, em sua 31ª edição, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2024, sexta feira, das 18h às 22h e sábado e domingo, das 8h30 às 12h30, na modalidade síncrona on-line, via plataforma Zoom. 

O curso, organizado pelo Instituto Travessias da Infância: Centro de Estudos Lydia Coriat SP em parceria com a REDE-BEBÊ e o Espaço Escuta, é ministrado por Julieta Jerusalinsky, Psicanalista, Especialista em Estimulação Precoce e em Problemas do Desenvolvimento Infantil, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica e Maribél de Salles de Melo, Psicanalista, Especialista em Estimulação Precoce e em Problemas do Desenvolvimento Infantil. Dirigido à profissionais da Saúde, Educação e Assistência que intervêm com a primeira infância: psicólogos, psicanalistas, educadores, pediatras, médicos da família, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. Valores diferenciais para profissionais da rede pública e grupos institucionais.

Aproveitamos para informar que as inscrições para o curso que dá continuidade ao IRDI, INSTRUMENTO AP3 + ASPECTOS INSTRUMENTAIS (3 a 6 anos): contribuições psicanalíticas ao acompanhamento e avaliação interdisciplinar da pequena criança, a ser realizado em duas etapas: de 22 a 24 de março e de 12 a 14 de abril de 2024, também estão abertas e com 10% de desconto para os inscritos em ambos os cursos.



IRDI

IRDI: DETECÇÃO PRECOCE DE RISCO PSÍQUICO E ESTRUTURA NÃO DECIDIDA NA INFÂNCIA

Ainda hoje em dia é frequente que cause surpresa a noção de que um bebê pode sofrer psiquicamente e que esse sofrimento tem consequências diretas em seu desenvolvimento. Por isso, é preciso transmitir aos profissionais que intervém com todo e qualquer bebê (no ensino infantil e acompanhamento do desenvolvimento) indicadores por meio dos quais é possível ler na produção espontânea do bebê o modo como ele vêm se constituindo psiquicamente. Desse modo podemos passar a detectar precocemente se algo não vai bem a fim de intervir para favorecer a estruturação do bebê, em lugar de deixar o tempo passar à espera de desfechos patológicos.

     O instrumento IRDI permite tal transmissão, por isso o curso aborda o instrumento IRDI como ferramenta que permite a precoce detecção de sofrimento psíquico em bebês: antes que o mesmo se configure como uma patologia definida. Tal instrumento, ao ser desenhado partindo de produções que são de se esperar em bebês, introduz, no acompanhamento do desenvolvimento dos mesmos, operações constituintes, permitindo uma intervenção que favorece a estruturação do bebê e do exercício da função materna.

    O curso traz os fundamentos, aplicação e experiências de trabalho na Rede Pública, por meio de exposição oral e de demonstração em vídeos de acompanhamentos de caso e sua detecção precoce por meio do IRDI - instrumento produzido no contexto da realidade brasileira, a partir das contribuições da psicanálise à clínica dos problemas do desenvolvimento e estruturação psíquica na primeiríssima infância.


PROGRAMA:

 Fundamentos:

- Realidade atual de demandas de tratamento na infância e a necessidade da detecção precoce;

- Reflexões sobre a legislação atual acerca da detecção precoce e primeira infância;

- Fundamentos clínicos da detecção precoce atrelada ao acompanhamento do desenvolvimento infantil:

- A estrutura não decidida nem orgânica nem psiquicamente; o desenvolvimento não autônomo (atrelado à maturação e estruturação psíquica) e a articulação entre os aspectos estruturais e instrumentais;

- A importância da intersetorialidade (saúde mental, área da deficiência, educação e assistência)

- diferenciação entre os diferentes níveis de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária  de problemas na estruturação psíquica em bebês,  

- Lógica dos diferentes instrumentos de detecção. Oposição entre detecção precoce de sofrimento psíquico como aposta na estruturação e a patologização precoce na primeira infância.

Instrumento:

- A prevenção na saúde e sua especificidade na saúde mental (aposta na estruturação X higienismo);

- Apresentação da pesquisa IRDI: história de seu surgimento; metodologia, instituições implicadas, Validação);

- Indicadores com vídeos de demonstração;

- Casos clínicos e evolução por vídeos que demonstram a importância da detecção precoce e a intervenção diante da estrutura não decidida na infância.


BAIXE O FOLDER DO 31º IRDI:

31IRDI_jan2024
.pdf
Download PDF • 2.20MB

AP3+AI





bottom of page