Estão abertas as inscrições para o 6º CURSO DE EXTENSÃO INSTRUMENTO AP3 + ASPECTOS INSTRUMENTAIS (3 a 6 anos): contribuições psicanalíticas ao acompanhamento e avaliação interdisciplinar da pequena criança. Será realizado em 6 encontros on-line síncronos, com a 1ª parte nos dias 22, 23 e 24 de março e a 2ª parte nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2024 – 6ª feiras, das 18h às 22h, e, nos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30.
O AP3+AI é ministrado por Alfredo Jerusalinsky, Psicanalista, coordenador científico da Pesquisa IRDI/AP3; Cristina J.C. Almeida, Fonoaudióloga, Especialista em Estimulação Precoce; Julieta Jerusalinsky, Psicanalista, Especialista em Estimulação Precoce, pesquisadora do IRDI/AP3; Maribél de Salles de Melo, Psicanalista, Especialista em Estimulação Precoce, pesquisadora do IRDI/AP3 e Zulema Garcia Yañez, Fonoaudióloga, Psicomotricista e Terapeuta em Psicopedagogia Inicial.
O curso, organizado pelo Instituto Travessias da Infância: Cento de Estudos Lydia Coriat SP com apoio da REDE-BEBÊ, é dirigido à todos os profissionais que intervêm com a infância na Saúde, Educação e Assistência e que já tenham realizado o curso INSTRUMENTO IRDI: DETECÇÃO PRECOCE DE RISCO PSÍQUICO E ESTRUTURA NÃO DECIDIDA NA INFÂNCIA, para melhor aproveitamento e compreensão dos conteúdo que serão abordados.
Inscrições com 10% de desconto para os inscritos em ambos os cursos. As vagas são limitadas.
AP3 + ASPECTOS INSTRUMENTAIS (3 a 6 anos): contribuições psicanalíticas ao acompanhamento e avaliação interdisciplinar da pequena criança
O AP3+AI é um instrumento desenhado para tornar transmissíveis e aplicáveis algumas das contribuições psicanalíticas à intervenção interdisciplinar com o desenvolvimento da pequena criança (entre 3-6 anos).
O AP3+AI possibilita aos profissionais de equipes interdisciplinares contar com um instrumento que convoca a uma leitura clínica partindo de 5 eixos das formações do inconsciente do sujeito na infância: 1. brincar e fantasia; 2. corpo e imagem; 3. fala e linguagem. 4. lei e semelhante; 5. aprendizagem e curiosidade.
Desse modo, considera a articulação dos aspectos instrumentais – de linguagem, psicomotricidade, aprendizagem e hábitos – de modo atrelado à apropriação que a criança faz deles em nome de seu desejo.
Sendo resultado de um trabalho interdisciplinar, permite contar com referenciais para:
– o acompanhamento do desenvolvimento da pequena criança de modo atrelado à sua estruturação psíquica;
– a detecção de dificuldades que podem surgir ao longo desse processo, considerando que a estrutura não está decidida na infância e, portanto, que é preciso detectar quando algo não vai bem para poder intervir favorecendo essa estruturação.
CONTEÚDO:
– O que entendemos por uma avaliação interdisciplinar do desenvolvimento infantil
– A articulação entre os aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento
– O processo diagnóstico e o acompanhamento longitudinal diante da estrutura
não decidida na infância (contribuições psicanalíticas)
– A importância do instrumento AP3+AI para as intervenções em equipe na
saúde, assistência e educação em instituições públicas e particulares –
experiência de pesquisa
– A fundamentação do instrumento AP3+AI a partir da pesquisa IRDI e do roteiro AP3
– As 5 formações centrais do sujeito na infância como eixos norteadores da
avaliação psicanalítica de uma pequena criança
– Vídeos para a articulação teórico-prática
CRONOGRAMA:
6ª-feira, 22/3 (18h a 22h):
Fundamentos do instrumento
Sábado, 23/3 (18h a 22h):
O brincar e a fantasia
Domingo, 24/3 (8h30 a 12h30):
O corpo e a imagem
6ª-feira, 12/4 (18h a 22h):
A fala e a linguagem
Sábado, 13/4 (18h a 22h):
Função da lei e relação com o semelhante
Domingo, 14/4 (8h30 a 12h30):
Curiosidade e aprendizagem
Interlocução e encerramento
FORLDER AP3+AI EM PF BAIXE AQUI:
FOTOS:
Sustentar a polissemia da produção de cada criança, o estilo da transmissão parental e a leitura do clínico são questões centrais no instrumento AP3+AI, dando retaguarda para acompanhamentos interdisciplinares na infância perpassados pelo referencial psicanalítico. Muito bom poder compartilhar com 48 colegas de diferentes territórios e formações de base, que intervêm em saúde, educação e assistência uma interlocução de tanto rigor acerca de práxis que fazem objeção a que as pequenas crianças sejam escrutinadas desde a lente da psicopatologia, sustentando um marco que dá lugar ao sujeito do desejo em estruturação. O 6º Curso do AP3+AI concluiu, mas seguiremos compartilhado tais experiências pela REDE-BEBÊ!
Comments