top of page
  • Foto do escritorTravessias da Infância

Seminário em Maringá: SINTOMAS DISTÓPICOS: SUJEITO SEM TEMPO NEM LUGAR

O seminário Sintomas distópicos: quando o sujeito desejante fica sem tempo nem lugar, com Julieta Jerusalinsky, organizado pela Associação de Psicanálise de Maringá ATO ANALÍTICO, acontecerá no 11 dia de março de 2023, de modo presencial, em Maringá, Paraná. As inscrições estão abertas.

Sobre o evento, Julieta Jerusalinsky adianta:

"Os sintomas são singulares, mas não isolados ou individuais já que se produzem no laço com o social. Justamente por estarem em estruturação, os mais jovens (bebês, crianças e adolescentes) estão profundamente expostos às mudanças de rumo do tecido simbólico da cultura, revelando as vertentes para as quais se enveredam os ideais e os adoecimentos coletivos de cada época. Provocados pela afirmação de Lacan “deve renunciar à prática da psicanálise todo analista que não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época” ( Lacan, 1953), buscamos elaborar o que atravessa a nossa práxis abordando nesse seminário:

- as consequências pandêmicas e virtualização dos laços que recrudesceram a lógica da sobredeterminação algorítmica do sujeito contemporâneo;

- as mudanças no real sexual produzidas pela biotecnologia em seu cruzamento com as investigações e escolhas sexuais;

- os imperativos de gozo impostos por uma lógica capitalista que promete que o que falta pode ser comprado recobrindo a falta com a fetichização consumista;

- o discurso organicista que achata a verdade ao real orgânico e suas consequências na psicopatologização e medicalização generalizada."


Evento presencial - VAGAS LIMITADAS

Local: Auditório ADUEM (R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305. Jardim Universitário, Maringá - PR)

Valores: R$ 100 estudantes* e R$ 120 profissionais.

Inscrições: WhatsApp 99866-4311 ou email evento@associacaoatoanalitico.com.br

*Valor de estudante para PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA (saúde, assistência social e educação).




bottom of page