top of page
  • Foto do escritorTravessias da Infância

Especialização em Estimulação Precoce: Clínica Transdisciplinar do Bebê – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Estão abertas as inscrições para a 5ª turma de Especialização em Estimulação Precoce: Clínica Transdisciplinar do bebê organizado pelo Centro de Estudos Lydia Coriat SP do Instituto Travessias da Infância. O curso de especialização tem 4 semestres e meio de duração.

5ª turma de Especialização em Estimulação Precoce: Clínica Transdisciplinar do bebê – travessias da Infância Lydia Coriat SP

Aos interessados que já tiverem enviado a documentação necessária para vaga, realizaremos uma entrevista de acolhimento no dia 9 de agosto, sexta-feira, 10h da manhã, virtualmente. Nessa entrevista o candidato, já pré-inscrito, irá se apresentar, será apresentado o curso e serão esclarecidas dúvidas.



O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE propõe aos profissionais que intervêm com a primeira infância irem além do recorte de seus objetos de conhecimento acadêmicos de base em uma ampliação transdisciplinar da formação ao colocar em relevo a especificidade dos 0 aos 3 anos de idade e suas consequências para a o marco da intervenção com bebês.

           Apoiado na experiência clínica e campo conceitual produzidos ao longo de mais 50 anos de Estimulação Precoce permeada pela psicanálise, em um trabalho conjunto com o Centro Dra. Lydia Coriat de Buenos Aires no campo dos problemas do desenvolvimento infantil, o curso aborda as aquisições de linguagem, psicomotricidade, aprendizagem e hábitos da vida diária de forma atrelada à sustentação das funções materna e paterna zelando pela constituição do bebê como sujeito do desejo. Para isso a intervenção em Estimulação Precoce tem como eixos centrais de sua prática o brincar, a constituição do sujeito do desejo, a transferência, a direção da cura e a interdisciplina/ transdisciplina.

          Partimos do paradigma de que as estruturas não estão decididas na infância, nem orgânica nem psiquicamente, e que tal estruturação depende das experiências de vida do bebê sustentadas na relação com seu Outro familiar, escolar, clínico e cultural.

         Conhecer o entrecruzamento que, dos 0 aos 3 anos, há entre maturação, constituição psíquica e aquisições do desenvolvimento, permite detectar o que não vai bem, intervindo a tempo de favorecer essa estruturação em curso, em lugar de ficar à espera ou de produzir fechamentos diagnósticos que precipitam uma patologização da primeira infância.




Comments


bottom of page